sábado, 28 de junho de 2014

1ª guerra mundial, o princípio do fim da instabilidade europeia...

Em 28 de Junho de 1914 deram-se os eventos que conduziram à primeira guerra mundial (1GM). Apesar do nome, foi uma guerra essencialmente europeia, tornada mundial devido às possessões europeias no mundo.

Num continente europeu historicamente instável, marcado por constantes guerras entre nações, o final do século XIX assistiu à consolidação do império austro-húngaro e à formação de dois novos países, Itália e Alemanha. Esta última viria a alterar o equilíbrio de forças existente na Europa, até aí dominado sobretudo por ingleses e franceses.

Esta grande guerra foi o princípio do fim da instabilidade europeia, bem como do poder da velha Europa, grandemente sustentado pelo colonialismo. Quando terminou, o impacto na Europa foi colossal: impérios desmoronados que não mais surgiriam, novas nações surgidas, outras renovadas. Forma-se a Liga das Nações, precursora da ONU, para garantir, apesar de fracassadamente, a paz mundial.

No entanto a 1GM deixou demasiados assuntos mal tratados. A segunda guerra mundial, poucos anos depois, finaliza o que a 1GM tinha começado. Os países europeus deixam de ser potências à escala mundial, inicia-se a descolonização generalizada, os Estados Unidos surgem como a super potência emergente e a Europa finalmente estabiliza (exceptuando a Europa de leste).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.