domingo, 14 de março de 2010

Bagão Félix, a razão e os comentários

Em Setembro de 2009 Bagão Félix, numa coluna do Diário Económico e com base em alguns indicadores económicos conhecidos na altura, estimou que o défice orçamental de 2009 nunca seria inferior a 8% do PIB. Isto aconteceu poucas tempo depois de o governo ter confirmado a Bruxelas a estimativa de 5,9%.

Claro que o Governo sabia que os 5,9% eram uma ficção e tudo leva a crer que insistiu nessa mentira deliberadamente para fins eleitorais. De resto até neste próprio blog, em Setembro de 2009, foi escrito o seguinte: "elevado défice já este ano: as próprias previsões oficiais são de 5,9%, mas economistas independentes têm apontado desde 6,5% até 9%;". Portanto estes valores não eram propriamente um segredo.

Mas a suprema ironia é assistir como, à data, foram comentados os artigos do Bagão Félix. Por exemplo, o excelentíssimo comentador "FT", comentando outro comentador "VG" que tinha aludido ao valor de 9% para o défice, escreve:
FT, | 21/10/09 08:21
Escreve o comentador VG o seguinte disparate: "Este ano sera´ da ordem dos 9 porcento ,basta fazer contas." Contas essas, que você , por falta de conhecimento e de formação académica, NÃO SABE FAZER. É que se soubesse não conseguiria chegar a nove por cento.
O défice de 2009 foi de 9,3%.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.