quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fóruns da treta - o caso gildot


O gildot teve um período áureo em torno do ano 2000. Tinha sido criado há pouco tempo e estava a congregar muitos dos "tech savy" portugueses, graças a um esforço intencional de promoção por parte do seu criador, aliado a uma estratégia de agregação com outros sites do género que surgiam nessa época.

De forma natural muitos tornaram-se utilizadores do fórum, que funcionava com o modelo do popular slashdot (usava o mesmo software).

Com o seu crescimento, materializado num grande aumento de utilizadores, começou ironicamente o seu declínio. Poucos e maus editores, ausência de qualquer lógica na aprovação de artigos, evolução gradual para um sistema ridículo de funcionamento com regras idiotas, receptividade a utilizadores e editores imbecis, foram afastando os antigos, e por ventura mais valiosos, utilizadores do site.

Por outro lado começavam a popularizar-se blogs e fóruns, sistemas mais "livres" e definitivamente dinâmicos que o modelo slashdot, em que se baseava o gildot. Este evoluía assim para o pior dos dois mundos: pouco dinâmico por inerência do seu modelo, e de pouca qualidade por inépcia dos seus donos.

Gradualmente perderam-se as notícias, as contribuições, os bons comentários, resumindo, o interesse. E sem interesse, o fórum enquanto fórum desapareceu. À data em que escrevo isto o site continua teimosamente no ar, apesar de já estar "morto" há muito tempo.
E isto é um fenómeno interessante por si: é que os donos do site nunca tomaram a decisão de o fechar (como aconteceu com o ptnix), não houve bater de portas, nem despedidas melo-dramáticas como noutros lados. Simplesmente foi-se definhando... pura e simplesmente perdeu interesse.

No final do dia, de que me arrependo? Do tempo que lá perdi!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.