quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As nossas marcas, II

parte 1

Com o avolumar dos negócios e aquisições entre empresas a nível internacional, o "nacional" tornou-se uma caldeirada. Desde os "made in" noutros lados vendidos como portugueses, aos "made in" cá para marcas de lá.

Uma empresa de importação e distribuição tipicamente compra a chineses e espanhóis, embala e injecta no mercado nacional. Do outro lado temos as empresas que laboram cá, mas são propriedade de estrangeiros. Neste último caso aproveitam-se os empregos e investimentos.

O caso da Sagres é um exemplo desta última situação: uma empresa praticamente "100%" portuguesa, com uma grande excepção, pertence à Heineken.

Também há situações mistas, grandes internacionais não portuguesas, mas que têm parte da produção cá. É o caso dos gelados Olá: uma marca internacional da Unilever, mas tem fábrica em Portugal às portas de Lisboa, que além de produção para exportação tem gelados exclusivos cá para o burgo.

Seja como for, é bom ver que não só "vamos" mantendo alguma produção interessante por cá, como esta tem produtos que a meu ver competem com o melhor do que se faz lá fora.

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