quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Villas-Boas e Domingos: duas faces do mesmo fracasso.

Domingos foi recentemente despedido do Sporting e Villas-Boas vive dias complicados no Chelsea, sendo provável o seu afastamento em breve.

O que têm ambos em comum? Ambos fizeram um upgrade de clube após uma época transacta de sucessos relativos… em clubes com “estrutura”.

No caso do Villas-Boas, orientando o Porto, ganhou quase todas as competições em que participou, incluindo a Liga Europa. Já Domingos, ao serviço do Braga, foi finalista vencido na Liga Europa e ficou em 4ª no campeonato. Tinha sido 2º na época anterior.

Na presente época Domingos foi para o Sporting, onde obteve resultados equivalentes aos que treinadores anteriores alcançaram, com a agravante de ter mais recursos. Paralelamente em Braga continua-se a fazer ao nível das épocas recentes: estão em 3º no campeonato e registaram alguma progressão nas outras competições.

Villas-Boas, no Chelsea, piorou os registos dos seus recentes antecessores: está em 5º no campeonato inglês (2º no ano passado), já demasiado longe sequer do 3º e prestes a ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Nápoles. No Porto, o seu inapto ex-adjunto, mesmo com um futebol péssimo e de pouca qualidade, em termos de métricas não está a fazer muito diferente de épocas anteriores: está em 2º, a 2 pontos do 1º (3º, a 8 pontos do 1º, em 2009/10) e eliminado da Liga Europa nos 1/16, com um agregado de 1–6 face ao Manchester City (em 2009/10 tinham sido eliminados nos 1/8 da Liga dos Campeões com um agregado de 2–6 face ao Arsenal).

Tudo isto poderá ser apenas coincidência ou, a confirmação da famosa “estrutura” que se fala em certos clubes. A verdade é que o Braga tem trocado de treinadores e jogadores mas mantido a sua performance. Idem para o Porto. É a “estrutura”…


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.