domingo, 4 de março de 2012

Villas-Boas o flop?

Em 2010/11 Villas-Boas teve uma época de sonho ao serviço do Porto. Um treinador quase sem experiência como treinador principal passava a orientar um “dos grandes” e logo no ano de estreia ganhava todas as competições em que esteve envolvido, exceptuando a Taça da Liga.

Fruto desse sucesso, passa a ser cobiçado pelos grandes da Europa, saindo para o Chelsea, apesar das anteriores juras de amor feitas ao clube onde estava.

No Chelsea o seu desempenho tem sido um rotundo fracasso, mesmo tendo em conta o desgaste (envelhecimento) dos principais elementos da equipa e falta de soluções alternativas. É que mesmo assim o Chelsea tem equipa para muito mais do que tem conseguido, o que o coloca no seguinte estado:

  • em 5º no campeonato doméstico e já sem hipóteses de chegar aos 3 primeiros;
  • prestes a sair das Liga dos Campeões ante um Nápoles;
  • afastado da taça da liga nos 1/4 final pelo Liverpool (tinham passado as eliminatórias anteriores em prolongamentos e/ou “penaltis”);
  • na taça de Inglaterra estão forçados a ir ao desempate nos 1/8 finais, face a um empate em casa contra o segundo divisionário Birmingham.

Será Villas-Boas tão bom como prometeu em 2010/11 ou demasiado fraco como se está a ver este ano? Pessoalmente acho que é um treinador ao nível de um Domingos. Curiosamente tiveram uma performance semelhante ao serviço da Académica de Coimbra:

  • 2008/09, Domingos, 13V, 13D, 11E: 1,41 pontos por jogo.
  • 2009/10, Villas-Boas, 11V, 10D, 9E: 1,43 pontos por jogo.

O sucesso de 2010/11 deve-se, em minha opinião, a uma sucessão improvável de factores que aí aconteceram: motivação adicional que conseguiu incutir/absorver da estrutura (ódio ao Benfica, mas isso não funciona em Inglaterra); má preparação do seu principal adversário, Benfica, ainda inebriado do sucesso da época anterior; sorteios favoráveis (não defrontaram equipas de 1ª linha na Liga Europa, por exemplo) e, finalmente, alguma “sorte”/“ajuda” em momentos chave.

Não se voltando a repetir estas factores, duvido que voltemos a ver um Villas-Boas versão 2010/11.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.