segunda-feira, 23 de maio de 2011

A evolução da comunicação via internet I

1, resenha histórica; 2, perspectiva pessoal, até IM; 3, perspectiva pessoal, dos fóruns às redes; 4, conclusão.

Algo que tem acompanhado a evolução do ser humano é a comunicação: precisamos de comunicar uns com os outros. E passamos a vida a inventar meios para o fazer ou adaptar outros para tal. Isso aconteceu com a internet (e predecessores).

Segue-se uma breve resenha histórica de acontecimentos que eu considero importantes para o tema:

  • mail (~1960): foi o primeiro dos meios de comunicação a surgir nos computadores. Apareceu ainda antes das próprias redes entre computadores existirem. Funcionava para troca de mensagens entre utilizadores da mesma máquina. Mais tarde acompanhou a evolução das redes, tendo sido criados protocolos específicos não só para enviar mails entre utilizadores de máquinas diferentes, como também para permitir aceder ao mail remotamente.
  • BBS e usenet newsgroups (~1978/1979): os verdadeiros percursores dos fóruns online (nesta altura não havia sequer internet: as BBSs popularizaram-se por acessos dial-up e os newsgroups usavam a rede usenet). Estes sistemas popularizaram o conceito dos fóruns em rede acessíveis por computador.
  • — marco histórico, internet ~1983
  • IRC (~1988): permitia conversação em tempo real entre utilizadores. Anos antes já havia sistemas equivalentes, como o talk dos sistemas Unix, e o phone do VMS. Mais tarde reinventou-se o conceito com os sistemas de instant messaging.
  • — marco histórico, web ~1991
  • páginas pessoais (~1993/1994): umas das primeiras utilizações da nova web e a sua linguagem html foi a constituição de páginas pessoais. Tipicamente serviam para as pessoas disponibilizarem informação sobre si que achassem pertinente publicar, desde contactos, currículo, trabalhos realizados, etc.
  • ICQ (~1996): a reinvenção da comunicação em tempo real, rebaptizada de instant messaging. Sucedeu-se um leque de sistemas semelhantes, tendo praticamente cada grande empresa ligada à internet o seu (yahoo: YIM, microsoft: MSN, google: gtalk, … ).
  • websites de notícias (tipo slashdot - ~1997): o objectivo era a publicação de notícias, feito por editores, sendo estas comentadas por utilizadores. Os comentários tornavam este sistema numa espécie de fórum.
  • blog (blogger ~1999): uma espécie de diário online, que rapidamente se impôs, especialmente em detrimento das páginas pessoais.
  • fóruns web (motor phpbb - ~2001): a transposição para a web dos fóruns da usenet e das BBS. No fundo uma migração de tecnologia.
  • “redes sociais” (myspace, hi5, facebook - ~2003/2004): uma agregação inteligente de vários conceitos anteriores (blog, fórum, IM) associados a uma rede de contactos do utilizador (redes de amigos, ligações, …).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.