quarta-feira, 11 de maio de 2011

O circuito fechado da política e comunicação social

Os políticos tentam convencer a população e a comunicação social chega à população. Por outro lado a comunicação dinamiza-se com novidade de conteúdos e os eventos políticos constituem novidade (ainda que recorrente).

Isto causa um circuito fechado: os políticos tendem a usar primariamente a comunicação social para chegar à população e a comunicação social tende a conceder espaços generosos aos políticos para dinamizar os seus conteúdos.

É um fenómeno interessante, mas corre o risco de se tornar vicioso. Isso acontece se o político eleger a sua presença na comunicação social como um fim e não como um meio de chegar à população. Nesse caso a sua presença e mensagem será optimizada para o formato que melhor efeito produz na comunicação social em vez de optar pela mensagem que melhor esclarece a sua posição. Por seu turno a comunicação social vai privilegiar e valorizar quem atrai mais audiência.

Este efeito faz-se sentir hoje em dia: o bom político deixou de ser o que apresenta as melhores propostas ou o que teve a melhor execução, mas antes quem teve a melhor “estratégia” de comunicação, o que montou o melhor ardil, o que “ganhou o debate” ou o que fez o melhor discurso. Coisas que realmente pouco importam na vida das pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.