sexta-feira, 13 de maio de 2011

"O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal"

O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal ou “What the Finns need to know about Portugal” é um vídeo produzido pela Câmara de Cascais num contexto em que Portugal está virtualmente na bancarrota, à espera de ajuda estrangeira (leia-se: dinheiro) e na Finlândia surgem contestações a essa ajuda. O caso torna-se problemático devido à necessidade de unanimidade na União Europeia para a concessão de ajuda, não pelo significado da contribuição finlandesa.

O vídeo é brilhante, apesar de pessoalmente não o ter apreciado. Mas factos são factos: o vídeo teve uma aceitação brutal nos media, na comunidade, “beneficiou” do efeito viral e, prova última do seu sucesso, deu origem a uma série de cópias. É hoje trivial encontrar um qualquer “o que é que xxx precisa de saber acerca de yyy”.

Introdução feita e passando ao lado das opiniões óbvias, o que me chama atenção aqui é o seguinte paradoxo: Portugal, em situação de bancarrota, gasta dinheiro para mostrar aos outros que nos devem emprestar dinheiro!

E está tudo dito.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.