quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E se consertasses o estádio?

Mesquita Machado, presidente de câmara há cerca de 35 anos, investigado por indícios de corrupção, ex-detentor de cargos no futebol profissional, patriarca de uma família enriquecida à conta de negócios feitos na câmara que preside, personifica para mim o que pior há na sociedade portuguesa.

Enquadra-se na figura do político carreirista, que acumula “n” cargos díspares, envolvido em negociatas obscuras de onde saem beneficiados familiares e amigos, alimenta-se e promove a promiscuidade de interesses entre o futebol e a política.

  • Alguns dos cargos que desempenha ou desempenhou: presidente da Câmara Municipal de Braga, secretário de Estado do Fomento Cooperativo, membro da Comissão Nacional do PS, presidente da Mesa da Assembleia da Federação Distrital de Braga, deputado, presidente do Sporting de Braga, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, membro da Comissão de Reserva Agrícola do Norte, presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, membro do Comité das Regiões da União Europeia.

  • Notícia do C.M., de 14 de Fevereiro de 2009, sobre a investigação que foi alvo: «Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga há 32 anos, tem uma considerável fortuna pessoal e o seu “olho” para o negócio parece ter passado para a família. Cláudia, Francisco e Ana Catarina, agora com 38, 35 e 31 anos, apresentam níveis de vida faustosos, bastante superiores ao rendimento que declaravam.»

  • As suspeitas de negócios estranhos levaram o CDS-PP a questionar por algumas vezes as suas operações: «(…)o CDS-PP acusou o Sporting de Braga de ser “barriga de aluguer de empreiteiros”. Queria saber o paradeiro do dinheiro resultante de urbanizações e bombas de gasolina construídas em nome do Sporting de Braga e do ABC e que, entretanto, passaram para as mãos de empreiteiros bracarenses.»

E no meio de tanta coisa o senhor nem é capaz de manter o seu estádio municipal em condições para disputar um jogo da 1ª liga de futebol.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.