É certo que hoje em dia quase tudo se baseia em algo existente, e que a diferença entre adaptação criativa e cópia por vezes é difícil de estabelecer. É uma área difícil, diria até impossível, de legislar ou regulamentar.
No entanto, há “adaptações” mais descaradas…
Anúncio da Portugal Telecom (Março, 2012): http://www.youtube.com/watch?v=gDMC4ce8Vow
Anúncio francês do Nokia Lumia (Novembro, 2011): http://www.youtube.com/watch?v=c6Uwf2Pjf5E
Excluindo a parte final do anúncio francês, mais convencional, temos em ambos os casos:
- a mesma música: AWOLNATION - SAIL (Fevereiro, 2011);
- o mesmo conceito de fundo escuro;
- o mesmo conceito de planos em câmara lenta com grande detalhe;
- ausência de palavras ou falas.
Claro que “tudo o resto” é diferente…
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.