sábado, 27 de agosto de 2011

As falsas notícias.

O jornalismo é uma importante actividade na sociedade. Clama-se por rigor e isenção, coisas que no mundo real são impossíveis de realizar em pleno. Se os próprios agentes de justiça cometem erros de julgamento sabendo que as suas decisões são tomadas, supostamente, quando já não existe dúvida razoável, maiores serão os erros de informação quando o critério de publicação é bem menos rigoroso.

Contudo corre-se o risco desta realidade inevitável — a par da ubíqua liberdade de expressão (que por vezes ser exclusiva a jornalistas) — servir de desculpa para publicar qualquer coisa, independentemente da sua veracidade.

Numa sociedade em que qualquer rumor se espalha como um incêndio numa floresta seca, exige-se uma grande responsabilidade a quem veicula “informações”.

Dois casos tão diferentes quanto estranhos:

  1. Mário Crespo proposto pelo ministro Miguel Relvas para correspondente da RTP em Washington: a informação apareceu inicialmente e apenas no Expresso, propagou-se por toda a parte, dando origem a inúmeros comentários e palpites que, apesar dos desmentidos categóricos do próprio Mário Crespo, deixaram a desconfiança no ar. “Não há fumo sem fogo”, “porque se falaria disto se não houvesse um fundo de verdade?”, “só desmente para se proteger e aos governantes”, …

  2. 28 de Novembro de 2010, o site maisfutebol inventa uma ameaça de um segurança do Benfica à integridade física de um repórter da TVI, após um “episódio” entre este e Jorge Jesus durante uma flash interview (celebrizado pela expressão “então tchau” com que Jorge Jesus abandonou a entrevista). Nenhum outro órgão de comunicação social — incluindo os presentes no estádio — confirmou a “notícia”, a TVI não confirmou, o repórter não confirmou nem fez queixa, o Benfica desmentiu a situação, nem a PSP, que alegadamente teria feito a protecção do repórter, confirmou alguma coisa. No entanto esta invenção propagou-se imediatamente por todo o país, tendo sido a estrela noticiosa durante os dias seguintes, pejorativamente para o Benfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.