domingo, 21 de agosto de 2011

A convulsão de Londres, o rescaldo.

Contexto: dia 4 de Agosto de 2011 uma pessoa é morta numa acção policial em Tottenham, na grande Londres. No dia 6 uma manifestação pacífica de protesto contra essa acção funciona como rastilho para uma sucessão de violência e vandalismo, com consequência de destruição e sobretudo pilhagens de lojas.

No dia 11, depois de grandes reforços das forças policiais e ameaças de aumento do nível da resposta das autoridades com uso de canhões e balas de borracha, a situação começou a acalmar.

Independentemente das análises e opiniões que se produziram sobre isso, há duas coisas que registei:

  • os distúrbios, violentos e em larga escala, foram controladas em cerca de 5 dias, apesar das críticas à passividade da polícia;
  • a quantidade de detenções e condenações feitas e que continuam a decorrer: só na grande Londres, a 17, tinham sido presentes a tribunal 1300 pessoas segundo as últimas notícias.

Isto representa as autoridades e o sistema de justiça a funcionar e de forma célere. Compare-se com o nosso caso Belavista, numa escala substancialmente menor, que demorou cerca de 2 semanas a estabilizar e teve zero detidos, quanto mais acusações ou condenações.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.