segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arbitragens fora de especificação.

Já anteriormente tinha feito uma comparação entre os critérios de arbitragem nacional e europeia em jogos referentes ao Benfica.

Nessa altura concluía-se que o Benfica recebia 2,9 amarelos por jogo da liga nacional versus 1,4 (menos de metade) por jogo da liga Europa. Pior, nos primeiros 5 jogos da liga nacional, jogos em que o Benfica foi extremamente prejudicado, a média de amarelos era de 5 por jogo.

A propósito dos 2 cartões vermelhos exibidos a jogadores do Porto no recente jogo da supertaça europeia muita gente se lembrou de fazer um exercício semelhante, mas relativo ao Porto e a cartões vermelhos. Eis os resultados, relativos à época 2010/2011:

  • Porto, liga nacional, 3 vermelhos em 30 jogos: 0,1 vermelhos por jogo
  • Porto, liga Europa, 4 vermelhos em 17 jogos: 0,24 vermelhos por jogo

Por curiosidade o mesmo exercício, mas referente ao Benfica:

  • Benfica, liga nacional, 9 vermelhos em 30 jogos: 0,3 vermelhos por jogo
  • Benfica, Europa (liga e campeões), 1 vermelho em 14 jogos: 0,07 vermelho por jogo

Registe-se que o Porto sofre muitos mais cartões vermelhos fora de portas que a nível interno. O jogo da supertaça foi apenas um exemplo disso. Já com o Benfica sucede precisamente o oposto.

Creio que as conclusões são óbvias.

Curiosamente, noutro lado o jornalista João Querido Manhã faz uma análise a outro tipo de indicadores estatísticos relacionados com arbitragens nacionais, que apontam para o mesmo tipo de conclusões.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.