quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O mito da carteira de clientes.

Esta notícia exemplifica na perfeição o mito da carteira de clientes das empresas: as empresas não são donas dos seus clientes. Neste caso a empresa está a processar um ex-funcionário porque este deixou de trabalhar para a empresa… e os seus 17 mil seguidores do Twitter que tinha enquanto funcionário, seguiram-no para a sua nova conta pessoal.

Tenho curiosidade em saber qual será o desfecho do caso, mas uma coisa é certa: os tais 17 mil “clientes” obviamente tinham interesse nas participações do ex-funcionário, e este é livre de exercer o seu trabalho como quiser (e puder).

Lembro-me de uma empresa, há uns 13 anos, que fazia contas ao seu valor calculado a partir da sua “carteira de clientes”. O que aconteceu foi que a empresa faliu e ninguém a quis comprar: tinha muitas dívidas e pouquíssimos activos. Aquilo que julgavam ser o seu principal activo, a carteira de clientes, valia zero: quando a empresa fechou, simplesmente procuraram os mesmos serviços na concorrência… a custo zero para estes.


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