sábado, 17 de setembro de 2011

O bom vendedor.

A percepção geral sobre os vendedores é que são uns intrujões, mentirosos, enganadores com o supremo objectivo de impingir coisas às pessoas que elas não querem e/ou fazê-las pagar mais.

Infelizmente essa imagem corresponde à realidade na generalidade dos casos com que me deparei pessoalmente.

Mas também há o bom vendedor. O bom vendedor é o que percebe as necessidades ou desejos do cliente e tenta ajudá-lo a fazer a melhor compra. O melhor vendedor que conheci até hoje foi o vendedor do meu carro. Não me chateou durante o processo de compra, não se apressou a (tentar) fechar o contrato antes de eu ter tomado uma decisão, como outros tentaram e foi prestável sempre que precisei, também ao contrário de outros. Na hora da configuração final recomendou alguns extras que eu não escolheria, mas que hoje estou agradecido por o ter feito e, adicionalmente, aconselhou a não comprar outros extras pela desvantagem do seu custo-utilidade.

Resultado, é uma pessoa que eu não só recomendo, como voltarei a fazer negócio se tal for possível. Já o vendedor intrujão consegue um negócio se tanto, não o volta a repetir e fica mal afamado. São opções.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.