segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O mau vendedor.

Apesar da ressalva feita ao bom vendedor continuo a achar que a maioria dos vendedores são maus: enganam deliberadamente para conseguir realizar vendas. Além da repulsa social por estas acções — cujas vítimas são maioritariamente pessoas com menos conhecimentos, como idosos — em termos económicos são negativas, desequilibrantes do mercado competitivo, uma vez que vendem bens medíocres por valores maiores ou iguais a bens concorrentes superiores.

Dito isto vou relatar um incidente passado comigo que demonstra a desonestidade e má fé com que esta gente se move. Há dias apareceu-me em casa uma representante da ENDESA a tentar vender-me a ideia que os serviços desta entidade seriam mais baratos.

Acontece que pouco tempo antes tinha trocado a minha tarifa para o modo bi-horário e antes de o fazer tinha conduzido uma apurada investigação: corri vários simuladores disponíveis na net, fiz contas para calcular rácios de rentabilidade a partir do qual bi-horária compensava, etc.

Fui dizendo todas estas coisas à senhora, informando adicionalmente que o meu perfil actual de consumo era de 50% em horário vazio, 50% em horário cheio. A senhora passou todo o tempo a tentar enganar-me, a tentar provar que o modo bi-horário com um perfil destes ficava mais caro até que o modo simples, usando argumentos irrelevantes (como o facto de no modo bi-horário a tarifa em cheio ser o dobro da tarifa em vazio: o que é que isto tem a ver com a comparação à tarifa em modo simples?! Até podia ser o quíntuplo), mentindo ao afirmar que os preços iriam aumentar 30% (como os rumores indicavam na altura) mas apenas para a EDP… enfim, um chorrilho de mentiras.

Impressiona-me que estas pessoas existam. Impressiona-me que estas pessoas consigam enganar alguém. Impressiona-me que estas pessoas acabem mesmo por enganar alguém.

Nota: alguns números sobre o assunto.

Segundo o preçário das tarifas de electricidade em instalações de baixa tensão, para 2,3 kVA < potências <= 20,7kVA:

  • encargo de potência (“preço do quadro”): independente de ser modo simples, bi-horária e tri-horária, igual em todos estes casos para o mesmo nível de potência;
  • EUR/kWh simples: 0,1326
  • EUR/kWh bi-horário cheio: 0,1448 ; vazio: 0,0778

Perfil de consumo 50/50, preço médio por kWh:

  • EUR/kWh simples = 0,1326
  • Mesmo que a ENDESA faça 5% de desconto à tarifa simples = 0,1326 * 0.95 = 0,12597
  • EUR/kWh bi-horário = 0,5 * 0,1448 + 0,5 * 0,0778 = 0,1113

Perfil de consumo 50/50, com consumo de 5000kWh (2500kWh em cada horário):

  • simples = 5000 * 0,1326 = 663,00 EUR
  • simples com desconto 5% = 5000 * 0,1326 * 0,95 = 629.85 EUR
  • bi-horária = 2500 * 0,1448 + 2500 * 0,0778 = 556,50 EUR

Parece-me mais do que óbvio qual fica mais barato.

Outra abordagem: a partir de que perfil de consumo é o modo bi-horário mais vantajoso? Basta resolver a seguinte inequação:

  • 0,0778x + (1-x)0,1448 < 0,1326 => x > 0,1820895522
  • isto é, a partir de 18,2% de consumo em horário vazio já é mais vantajoso o modo bi-horário que o modo simples;
  • ou dito de outro modo, o rácio hv:hc de 1:4,45 já é suficiente para ser mais vantajoso que o modo simples, sendo que quanto mais baixo a segunda parcela, ou alta a primeira, mais compensador é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.