quarta-feira, 20 de abril de 2011

CRIL terminada... demasiados anos depois.

O último troço da CRIL foi finalmente terminado 40 anos depois do ante-projecto e 20 anos depois do início da sua construção.

É uma obra brutalmente estruturante para a mobilidade rodoviária da grande Lisboa.

«(…) estudos conduzidos pelo engenheiro e professor José Manuel Viegas […] que se prevê uma redução de trânsito superior a 20 por cento na Segunda Circular e na ordem dos 40 por cento no Eixo Norte-Sul. “Há ganhos para a cidade extremamente importantes: menos tráfego, menos congestionamento, menos emissões poluentes, menos ruído”»

Este último troço, de apenas 3,6km, custou 114 milhões de euros da obra técnica propriamente dita, mais 72,7 milhões em indemnizações. Segundo estudos a obra irá beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas.

Estes últimos dados são de uma crueza enorme: estamos a falar de um investimento de 93 euros por utente. Eu arriscaria dizer que a generalidade das obras rodoviárias ultrapassam largamente esse valor. Dá que pensar sobre como os investimentos são decididos e sobre o mito literalmente urbano do sobre-investimento na área metropolitana de Lisboa.

É que existem outros projectos estruturantes desta área por concluir, margem sul incluída, muitos também há largas dezenas de anos, e palpita-me que continuem a marinar por mais algumas décadas…


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