sábado, 15 de outubro de 2011

Passos passou-se! (I)

As novas medidas de austeridade anunciadas para o Orçamento de Estado 2012 são dignas de um filme entre a ficção e o terror. Ficção porque dificilmente serão cumpridas sem o país entrar em ruptura. Terror porque levam o país à ruptura… destruindo a vidas das pessoas.

Um ponto prévio: o mundo está cheio de pessoas que sabem tudo quando não são elas a fazer. Essas pessoas têm as soluções, no papel ou na conversa, para todos os problemas mundiais, só que nunca os resolvem. Por isso há que ter sempre bastantes reservas quando se fala das falhas dos outros.

Têm sido várias as equipas a governar e nenhuma delas foi capaz de obter bons resultados nos último 10 a 20 anos. Talvez não seja tão fácil como muitos pensam que é. Por outro lado, se as nossas expectativas são sistematicamente defraudadas e se sistematicamente os governos fazem na prática o oposto do que haviam dito, isso é sinal de que ou são incompetentes — e por arrasto só existirão incompetentes a chegar ao governo nesses tais últimos anos, o que no mínimo seria uma questão de grande azar — ou algo de muito sério e grave se passa no país, nomeadamente a nível de contas, e aí temos o direito de ser informados, coisa que não acontece.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.