Ainda sobre a saga da comunicação na internet (I, II, III, e IV)…
Em Abril de 2004, numa troca de ideias sobre a falência das discussões na web, escrevia o seguinte:
«Actualmente o panorama de comunicação via internet é vasto e recheado de escolhas, tanto ao nível de protocolos como software que os implemente.
O velhinho mail continua a ser o campeão da comunicação mas os novos messengers e companhia são práticos para conversas em tempo real.
A nível da web, generalizou-se há uns anos (em Portugal, cerca de 1998) os fóruns de discussão. Tratava-se então de transpor o conceitos dos newsgroups para sites web, implementados através de CGIs. Mais recentemente (~2002) começou-se a popularizar o conceito de web log (blog), uma espécie de diário na web, onde cada pessoa regista os seus pensamentos e ideias para outros lerem e eventualmente comentarem.
Tem-se assistido nestes últimos anos ao crescimentos de blogs e simultaneamente ao desaparecimento dos fóruns de discussão web. Os blogs serão um fenómeno transitório: uma só pessoa não consegue produzir sistematicamente conteúdos interessantes. Pelo menos mais do que um conjunto de pessoas igualmente capazes. Daí se estranhe a falência que os fóruns web têm registado.
Alguns dos fóruns web fecharam por razões financeiras. Existiam para ter algum revenue e, ao falhar esse aspecto, os seus autores decidiram fechá-los. Outros, que funcionavam sem fins lucrativos e com base no esforço dos próprios autores, fecharam por falta de interesse destes. O que resta actualmente são alguns resistentes, que independentemente do tempo que durem ainda mais, encontram-se já em falência de conteúdos…»
Passados mais de sete anos achei interessante este texto, particularmente no contexto nacional. Muitas coisas que dizia então acabaram por se verificar: a maioria dos fóruns da velha guarda definharam lentamente (ver caso gildot, já cá falado) e os blogs entraram num declínio relativo, tal como os fóruns em geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.